Relatos de innovación docente
- Alonso Cano, Cristina
- Casablancas, Silvina
- Martínez Pérez, Sandra
- Sánchez Valero, Joan-Anton
- Sancho Gil, Juana María
ISSN: 1695-288X
Año de publicación: 2007
Volumen: 6
Número: 2
Páginas: 153-168
Tipo: Artículo
Otras publicaciones en: RELATEC: Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa
Resumen
Desde a remodelação dos planos de estudo da década de 90, os professores e professoras do Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade que lecionamos as disciplinas de Pedagogia e Psicopedagogia nos cursos de Educação Social e Magistério, nos caracterizamos por buscar uma atualização permanente tanto dos conteúdos como da forma de trabalhá-los. Nesta trajetória de busca de novas formas de representar o conhecimento e interagir com os alunos, formamos um grupo de inovação docente no qual participam professores e professoras de 13 disciplinas das faculdades de Pedagogia, Formação do Professorado e Belas Artes da universidade. A primeira atuação deste grupo foi pôr em marcha o projeto de inovação docente INDAGA-T (favorecendo a aprendizagem autônoma e colaborativa através da indagação e da utilização das tecnologias digitais), que está financiado pela Universidade. A finalidade principal do projeto é contribuir na formação de licenciados universitários com um alto grau de autonomia intelectual, criatividade, colaboração e predisposição para arriscar-se a seguir aprendendo na sua vida pessoal e profissional. Para conseguir esta finalidade estamos desenvolvendo um enfoque construcionista de formação que, centrado em favorecer a criação de experiências de aprendizagem por parte dos alunos, utiliza um sistema de gestão da aprendizagem digital como complemento e ampliação dos papéis e das experiências de profesoores e estudantes que queiram ser educadores. Na presente comunicação, além de apresentar as características do projeto de formação e inovação docente INDAGA-T, relatamos como estamos transferindo à prática esta experiência de formação, com uma ênfase especial no nosso processo de aprendizagem e nas visões dos alunos. A adoção de uma perspectiva narrativa de pesquisa nos permite construir uma relação polivocal na qual se refletem distintas formas de construir uma inovação.
Referencias bibliográficas
- Elboj C., Puigdellivol I., Soler M., Valls R. (2002). Comunidades de aprendizaje: transformar la educación. Barcelona: Graó.
- Gibbons, M. y otros (1995) The new Production of Knowledge. Sage Publications. Traducción española de Pomares.
- Hanna D. (Coord.) (2002), La enseñanza universitaria en al era digital. Barcelona: Octaedro.
- Kalantzis, M. y Cope, B. (2005) Learning by Design. Melbourne: The Learner.
- Lyotard, J. F. (1984) La Condición postmoderna: informe sobre el saber. Madrid: Cátedra.
- McIntosh, Christopher (2005) Lifelong Learning and Distance Higher Education Overview. París: UNESCO.
- Medina J. L. (Octubre 2003) La deconstrucción o desaprendizaje: aproximación conceptual y notas para un método reflexivo de generación de nuevos saberes profesionales. En Revista electrónica Educare 21. (1). http://enfermeria21.com/educare/educare01/ensenando/ensenando3.htm
- Metcalfe, A. (2006). Knowledge management and higher education a critical analysis. London : Information Science Pub.
- Sarason, S. (2003), El predecible fracaso de la reforma. Barcelon: Octaedro.